quarta-feira, dezembro 27, 2006


Depois de uns dias por casa dos papás, nunca sabe bem voltar ao rebuliço da cidade grande. Digo isto apesar de adorar viver em Lisboa! É verdade! Adoro viver em Lisboa! Acho-a uma cidade fantástica. Desde que vim para cá, com 17 aninhos que adorei tudo o que ela contém.

Reconheço que não é fácil adaptarmo-nos a viver numa cidade grande, principalmente vindos de uma ilha. Mas o fascínio que Lisboa tem, é o de conseguir ser pequenina e grande ao mesmo tempo. Pequena o suficiente para passarmos incógnitos (impossível numa ilha) e pequena o suficiente para conseguirmos conhecer os nossos vizinhos, o senhor do café e termos os tão típicos bairros lisboetas.

Desde que comecei a viver em Lisboa (digo viver com o significado de trabalhar, morar e tudo o que isso dá direito), que os dias fora dela me parecem longos. Gosto desta azáfama, deste corre-corre, do barulho, das luzes, dos carros. Quando vou “a casa” (Açores), tenho duas reacções distintas. A princípio, custa-me imenso desacelerar. Não que os açorianos sejam lentos! Têm outro ritmo… Tudo é feito com mais calma, com mais pachorra. Aliás, o clima (com 90 a 100% de humidade relativa todo o ano), não deixa que seja de outra forma. Mas assim que se consegue entrar no ritmo, tudo corre melhor… O stress fica para trás, os dias correm uns atrás dos outros, sem sobressaltos. No entanto, ao fim de duas semanas, começo com o bichinho outra vez… Sinto falta de stress, sinto falta de andar na rua e não ser reconhecida, de poder andar 300 kms de carro e mudar de ares!

Eu adoro S. Miguel. É o meu berço, é a minha terra, são as minhas raízes. Mas não consigo viver lá, pelo menos por agora! Quem sabe se um dia mais tarde…

2 comentários:

Tonixa La Rua disse...

são miguel.. o teu berço.. a tua terra... será mesmo o teu balão mágico?.... bjux na Nessa

Miau Fru Fru disse...

S. Miguel é mesmo um balão mágico!... Mas não foi essa a razão das duas postagens seguidas... A minha sobrinha Marta é que esteve a aprender esta canção na escola e como a encontrei no youtube, fiz-lhe uma "piquena" homenagem!